Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Perfeitos;

by - abril 04, 2011

Redação dissertativa acerca da geração narcisista e a busca pela beleza absoluta, redigida por mim: 


O termo "narcisismo" é freqüentemente utilizado como pejorativo, indicando vaidade ou egoísmo. Quando aplicado a um grupo social, o conceito tem relação com a concepção de elitismo. Com base a isso, podemos afirmar que somos uma sociedade obcecada pela beleza. Os adolescentes, principalmente, querem mudar o corpo, guiados por uma percepção ideia exagerada e irrealista. Assim, qualquer pequeno defeito é motivo de vergonha ou depressão. 
Os problemas estão se iniciando antecipadamente. Crianças já se sentem forçadas a se padronizarem e a seguir rituais de beleza. Ultimamente, um novo tipo de distúrbio vem sendo estudado na última década, do qual provém da obsessão pela beleza: o transtorno dismórfico corporal. Quem sofre dessa doença não tem uma percepção adequada da própria imagem ; vê defeitos que não existem ou aumenta os existentes. Como consequência, o doente coloca aquela “imperfeição” no centro de sua vida e preocupa-se em tempo integral com a possibilidade de superá-la. 
A insatisfação com a própria imagem tende a se agravar em populações que se distanciam do padrão de beleza europeu, predominante da Terra. Nos últimos 15 anos, cresceu sete vezes o número de cirurgias plásticas em adolescentes de 14 a 18 anos no Brasil. Todos querem alcançar mínimos detalhes que poderiam muito bem serem relevantes, e a obsessão acaba, além de desestabilizar a saúde, até mesmo destruturando a família, pois os pais acabam sendo muito permissivos e muitas vezes cedem aos carpichos dos filhos. O narcisismo exagerado dos filhos, muito claramente, é resultado de uma tendência de seus próprios pais, que visam passar adiante suas expectativas quanto à sociedade. 
A beleza absoluta é um padrão de beleza que extrapola a normalidade. Crianças e adolescentes que procuram a "fórmula mágica" para buscarem a perfeição. O culto à auto-estima vem degradando cada dia mais a saúde, embora nem assim a maioria se dê conta do mal que causa a si próprios. A busca por analistas vem sendo uma alternativa rotineira que pais preocupados têm buscando, colocando em evidência os problemas comuns da adolescência. 

Beijo beijo ;*

Nina H. 

You May Also Like

0 comentários

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM