Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Resenha do livro: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

by - fevereiro 29, 2012

Humor: sossegado
Música: Won't Go Back Down - Sunday Lane

Weee, mais uma resenha! Estou finalmente me livrando delas, hein?! Como prometido, a resenha de hoje é sobre o livro Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 397
Gênero: ficção científica (?)/ aventura


Futuro. Em um mundo onde guerras destruíram grande parte do que conhecemos, surge Panem, a antiga América do Norte. Panem era dividida em treze distritos, até que o décimo terceiro se rebelou; e, como punição, a Capital decide começar um legado. Os Jogos Vorazes. Um menino e uma menina de cada distrito são escolhidos – chamados de tributos - para entrarem numa arena e, literalmente, acabar uns com os outros, até restar apenas um jogador. Katniss Everdeen, atual chefia da família, depois que seu pai morreu numa explosão na mina local, detesta os Jogos Vorazes. Entretanto, ela e sua irmãzinha, Primrose, ainda são alvos dos Jogos. Katniss está quase convicta de que Prim não será a escolhida, pois é seu primeiro ano e seu nome só foi locado uma vez na urna, porém, não é isso que acontece. Katniss, desesperada, oferece-se como tributo no lugar da irmã. A partir daí, ela tem que lidar com Peeta Mellark, um garoto que, no passado, já a ajudou quando precisava, embora eles nunca tivessem se falado na vida até os Jogos. Uma atmosfera de romance se instala no ar no momento em que Peeta admite que está apaixonado por Katniss, na entrevista antes dos Jogos. Katniss não sabe se confia nele, mas gosta de sua presença, apesar de tudo. Já na arena, Katniss age sozinha a maior parte do tempo, menos quando se alia com Rue, uma menina de doze anos do distrito 11 – que infelizmente morre nos últimos dias de Jogos –, e posteriormente a Peeta. As regras do jogo mudam, e agora serão dois ganhadores, os dois de um distrito, e para tanto, Katniss tem que ir atrás de Peeta, que está gravemente ferido. Após a morte de muitos dos que restaram, sobrevivem Katniss, Peeta e Cato, que está furiosamente atrás do casal do distrito 12. Cato tem um destino trágico, e novamente a regra muda: haverá apenas um vencedor. Peeta e Katniss entram numa discussão: quem deve morrer?

Confesso que nunca me dispus a ler por pura vontade os Jogos Vorazes. Eu sempre dizia a mesma coisa para a Patys: não é o tipo de livro que eu gosto de ler. E, sinceramente, continua não sendo. Ainda continuo achando que a história em si é um pouco sem sentido e um tanto mórbida. Afinal, qual é a graça de ver crianças e adolescentes se juntando numa arena para matar uns aos outros? Ainda acho um pouco ridículo isso. No começo, gostei bastante da Katniss, mas no final achei-a fraca e idiota. E o que dizer do Peeta? Não sei por que a Patys acha que ele é tão legal. Eu mesma não confiei nele na maior parte do tempo. Espero, honestamente, que os próximos livros não me desagradem tanto quanto este. O conselho que eu lhe dou é: leia e tire suas próprias conclusões. Afinal, para ter até saído filme é porque a história agradou a maioria.

Se por um lado o livro não me agradou tanto, por outro, estou louca para ver o filme! *-* Se você ainda não viu o trailer, aqui está: 


É isso. Comentem se concordam ou discordam de mim, tenho certeza de que muitos já leram o livro e têm suas próprias opiniões ;)

Com todo coração,
Nina.

You May Also Like

3 comentários

  1. Também estou doida pelo filme, e até pelos livros.. mas acho que vai demorar um pouco chegar neles... rss

    Vc é muito engraçada Nina, qd não gosta vc não esconde!!

    Isso é muito bom, para termos realmente noção da história né?!!

    Abraços florzinha
    Bjinho

    ResponderExcluir
  2. Adorei o primeiro livro, amo o peeta... O segundo achei legalzinho. O terceiro me deixou arrasada muito diferente dos outros dois, da a ideia que a escritora se perdeu. Tenho uma amigaque pensa comoeu mas pesquisando nao encontrei pessoas que pensam comoeu. Entrei aqui p saber sua opiniao! Ja leu os outros dois?! Fiquei mt desiludida...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina!
    Eu gostei de "Jogos Vorazes", mas em geral, gosto de distopias, que têm essa atmosfera meio mórbida que vc comentou... mas também achei a Katniss uma personagem meio irritante; pessoalmente ela é fraca mesmo, confusa e insegura demais, ela só é forte aos olhos dos outros.
    Vc já leu "Divergente" (ou viu o filme)? Gostei mais da personagem principal! :)
    Beijos,
    Natasha

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja LGBTQfóbico(a), racista ou machista. O mundo agradece :)
Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Torne o mundo um lugar melhor: não seja babaca :)



INSTAGRAM