Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Dai-me Português, porque se me der força jogo um professor em cima de alguém.

by - julho 20, 2013

Se você já leu algo que alguém escreveu e ficou pensando que não entendeu quase nada, porque se ateve demais às vírgulas insanas. Se você já arregalou os olhos por ter lido uma frase completamente sem nexo pela falta conhecimento da pessoa cuja frase foi escrita. E se você já teve vontade de rir de chorar ou chorar de rir pelos "pq's" e "vc's" e "tmbm's" alheios... Você está no lugar certo. 

Costumo pensar que sou neurótica quanto ao Português. Louca, louca, louca. Saio atrás de erros ortográficos e gramaticais. Não sou capaz de me segurar. Corrijo todo mundo, do menor ao maior erro. E não, não penso que a culpa seja da falta de escolaridade, mas sim da capacidade pessoal de cada um. Conheço pessoas de 12 anos que escrevem extraordinariamente bem quanto tanto conheço pessoas de 30 que deveriam reaprender o alfabeto. 
Quer a resposta? Desinteresse. 
Já ouviu falar naquela frase "Não adianta ensinar quem está decidido a não aprender?". Válida demais. 
Eu costumo corrigir as mesmas pessoas pelos mesmos erros. Toda hora. Sou do tipo que tem uma paciência perseverante quando se trata de ensinar o Português às pessoas; construo resumos simples e totalmente auto-explicativos, sem poupar os exemplos. Creio que as pessoas os leiam, mas ler não é o suficiente. Você tem que entender
E elas não entendem. 
E aí, olá, erros repetidos mais uma vez. Olá, surtos silenciosos. Olá, vontade de arrancar minha cabeça. 
Você diz: acontece. 
Não, meu caro. Não era para acontecer. E é isso que me assusta. 

Você entra na escola e começa a ter aulas de Português desde os cinco anos, aprendendo as letras do alfabeto, aprendendo a juntá-las para formar seu nome, aprendendo a escolher as palavras certas para formar uma frase. ABC do português. E aí, tudo complica, certo? Errado, é você quem acha que tem que complicar o Português! 

Você entende o Inglês e o Espanhol. Você sabe bem mais sobre língua estrangeira do que sobre a sua própria língua. Não é normal nem bonito. Quer ir para os EUA? Beleza. Quer ir para Buenos Aires? Beleza. Mas aprenda primeiro a falar o Português, querido. Se você nem ao menos entende a sua língua, como vai compreender a do vizinho? 

Vivo brincando com uma amiga que eu deveria dar aulas de Português para leigos. E eu montei um prospecto de aprendizagem, caso você precise de um guia.

#1) Você nunca sabe Português tanto quanto acha que sabe  não vai estudar para a prova, porque "você nasceu sabendo Português"? Arranje uma desculpa melhor. Estude, sim. Você vai descobrir alguma coisa que ainda não tem ciência. 

#2) Leia bastante  está comprovado que pessoas que leem escrevem e falam melhor, pois amplia o conhecimento de palavras e ainda melhora o poder de dissertação. Além do mais, seu mundo nunca mais volta a ser o mesmo. 

#3) Ninguém escreve sem erros cem porcento do tempo  mas isso não significa que você pode se dar o luxo de escrever tudo o que vem à cabeça sem editar o que realmente precisa, por isso revise o seu texto/mensagem/trabalho.

#4) Aprenda os porquês, acima de tudo  pessoas que não os sabem podem provocar ataques cardíacos nas outras, além de não expressar claramente o que pretendia e uma pergunta se torna uma afirmação, ou uma explicação se torna algo tão louco que ninguém vai entender. 

#5) Escreva como alguém que pensa, não como alguém que apenas fala – há regras restritas, foque nelas. Preste atenção nas dicas de certo x errado.

#6) Permita-se rir dos erros absurdos que comete  mas nunca esqueça de corrigi-los para não correr o risco de alguém fazê-lo rindo da sua cara. Já pensou?

~*~

Ministério do Bom Português adverte: o uso irregular da língua pode provocar desemprego, repetição de ano escolar ou de cadeira da faculdade, e você pode ser tachado de ignorante e ser motivo de risadas alheias. Sua utilização indevida não é nada menos do que preguiça de estudar. Portanto, estude o quanto for preciso parar sair desse buraco. 

~*~

Yes you can improve your Portuguese, Nina. 

You May Also Like

2 comentários

  1. huahauhauahuahau eeeu seeei como você surta pra valer com erros de Português né Nina. Dá até câncer de tão estressada kkkk.
    Tem gente que tem um bom português, mas você devia ganhar um dinheiro extra pra dar aula particular. Dica ein.

    ResponderExcluir
  2. oi eu queria que vc me ajudace pois não sei muito de ´português. Eu não tenho blog

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM