Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Alô, FAMECOS!

by - agosto 08, 2013

Oi, cherries!

Sei que estou devendo postagens bem mais importantes (inclusive uma referente à Irmandade das Seis - saberão mais em breve), mas eu simplesmente não me contive sobre este post em especial. Sei que a maioria nem deve saber que eu amo pandas, ou que não me meto com a política, ou que prefiro cães a gatos, ou que apesar de adorar o Português não tenho paciência alguma para aprender suas técnicas numa sala de aula, ou que um dos meus grandes sonhos está acontecendo: sou da Famecos. 


O que é a Famecos?
Desmembrando cada sílaba significa Faculdade de Comunicação Social da PUC. A PUC, nesta área específica, está super-conceituada no MEC. É uma das melhores do Brasil (apesar de que, é preciso confessar, é relativamente fácil de se ingressar). Anyway, quem quer saber um pouco mais sobre a Famecos em si, recomendo que deem uma passeada pelo site Eu Sou Famecos. É importante salientar que a Comunicação (e muita gente não tem ideia, noto isso com as minhas amigas próximas) engloba três áreas: o Jornalismo (na qual faço parte), PP (Publicidade e Propaganda) e RP (Relações Públicas). A maior gama de cadeiras de Jornalismo é, especificamente, sobre esta vertente, porém tenho aulas também de Introdução à RP e à PP. 


Posso dizer que, até ter Introdução ao Jornalismo com um professor ilustre (e muito conceituado no Brasil, diga-se de passagem; estou realmente bastante impressionada com o calibre dos meus professores, pois todos, sem exceção, atuam ou atuaram grandemente, se é que me entende. Todos têm o que esse mesmo prof. de Introd. ao Jorn. define por "bagagem cultural ou experimental"), que todos os meus conceitos sobre a profissão caíram por terra - tive a impressão de que apenas imaginava o que era Jornalismo. E, mesmo assim, não consigo negar que isso é empolgante: não saber nada e se maravilhar com os professores e com as cadeiras oferecidas. Porque, independentemente da aptidão de cada aluno, todos estarão evoluindo e estarão se especializando. O campo de atuação dos jornalistas é praticamente infinito - entram nele até mesmo foto-jornalistas (e é por isso que Tecnologias Audiovisuais é importante, no meu conceito) e futuros publicitários - tanto é que há uma mistura completa das Comunicações. PP, RP e Jornal são praticamente inseparáveis, todas as cadeiras têm um mix desses três cursos. Não há, exatamente, uma hierarquia profissional, pois cada um faz um pouquinho de tudo; o famoso "tudo junto e misturado". 

E depois de tudo isso (e garanto que a maioria nem leu tudo, acertei?) ofereço a vocês o meu verdadeiro objetivo com este post. Hoje tive Estética e História da Arte e descobri uma banda genial chamada Hold Your Horses, cuja nacionalidade é franco-americana nascida em Paris e formada por homens e mulheres, totalizando sete membros. A professora nos mostrou um clipe deles bastante artístico, no qual cada músico aparece cantando e re-encenando obras de arte famosas, como A Menina do Turbante, A Última Ceia, O Grito, O Nascimento de Vênus, entre outros. Apenas conferindo para saber mais! E garanto que algumas retratações são engraçadas sem seu conteúdo deixar de ser muito, muito enriquecedor! Vale muito a pena! 


Depois dessa aula mágica (apenas quem ama as Belas Artes compartilha comigo o amor a esta cadeira!), fui introduzida à PP (Publicidade e Propaganda), que eu adorei também, especialmente porque sou uma pessoa razoavelmente criativa (não que não haja meios para eu ser melhor, segundo o meu professor). No final da aula, foram mostradas a nós propagandas que circularam na web, TV, ou em outdoors. A que mais gostei foi a Barbie inserida nas Artes:


O que é um Flash Mob?
São aglomerações de pessoas de maneira instantânea e previamente combinada que podem expressar as mais diversas situações. Só para citar, flash mobs em seriados/filmes: episódio 2X18 (Born This Way) de Glee, no qual o shopping para para cantar Barba Streisand e a cena final de Amizade Colorida com todo mundo dançando na estação de metrô ao som de Closing Time

Agora, quero apresentar a vocês o que assisti em aula (embora já o tivesse visto antes), que trata sobre a reciclagem; achei-o tocante, afora todo o conceito de estar ligado ao meio-ambiente:

Como podem perceber nele ele é incutida a importância de se reciclar os materiais e a inusitada surpresa de estar dando o exemplo para a sociedade, achei genial.

Espero que tenham gostado deste post, pois pretendo postar mais vezes sobre a minha aprendizagem/cultura/pesquisa lá da Famecos! Porque, como meu prof. de Introdução ao Jornalismo bem colocou, o conhecimento é libertador. 

~*~

Gostaram do post? Aprovaram a inserção deste conteúdo no blog? Não deixem de opinar! ;)

~*~

Arte e Cultura pra vocês, Nina.

You May Also Like

1 comentários

  1. Nina, quanto tempo! rs
    Bom, quanta coisa num post só!
    Não sabia que fazia jornalismo (ou tinha me esquecido), invejo você!
    Quanto as artes, não sou clássica, quanto mais moderna, mais eu amo! E adorei essa da barbie mesmo, rs Lembro que fui numa exposição do Mauricio de Souza e era toda com os personagens da turma da Mônica, em quadros famosos e clássicos. Adorei!
    E Flash Mob é algo sensacional, não acha? Já participei de um e é incrível! rs

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM