Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#As pessoas se olham, mas não se falam

by - abril 03, 2014

Aprendi que essa é a era da comunicação. Todo mundo está conectado - a alguma coisa, não a alguém. 

A frase do título não inventei, desculpe. Está escrita com spray em uma das paradas de uma avenida perto da minha casa e que leio cinco vezes por semana, quando estou no ônibus em direção à faculdade. Entretanto, acho que ela é tão verdadeira quanto peculiar. 
Toda vez que a vejo procuro ao meu redor as pessoas. E, como supracitado, elas sempre estão conectadas a algo; no caso, a seus celulares. Metidas em conversas (aquelas conversas altas que todos os passageiros são privilegiados de entreouvir). Metidas em suas próprias trilhas sonoras. São raras as exceções nas quais elas estão metidas com o vizinho ao lado. Dependendo do horário que pego o ônibus, a única trilha sonora que é possível ouvir é o trânsito: ninguém se fala. Talvez se olhem, se meçam, se julguem - mas não se falam. 

Já fui abandonada por conhecidos no meio de uma conversa para que eles averiguem SMS, ou o Facebook, ou o Whatsapp. A conversa simplesmente morre: assim mesmo, quando você menos espera. Não é devido a algo de errado que você disse, é somente porque existe um mundo muito mais interessante nas mãos das outras pessoas. E elas precisam se inserir neles. Não existem sem esses mundinhos particulares - e efêmeros e virtuais. Por um lado, não sei se há como controlar isso, essa ânsia de estar conectado com todos mas, ao mesmo tempo, com ninguém. As pessoas têm se escondido nessa rede invisível de amigos que é desligada quando o outro bem entender. Mas, por outro lado, se houvesse mais olhares e mais conversas (porque, sim, ser tecnológico, existem olhares que clamam por conversas face a face), talvez, algumas pessoas poderiam fazer um esforço. Um pequeno esforço. 

Veja bem, se você está conversando com alguém cara a cara, olho no olho, é porque está estabelecendo, ou tentando estabelecer, uma relação real. Porque, sim, existe uma diferença entre o mundo real e o virtual. Já deve saber, mas vou repetir, que na internet as pessoas se abrem mais, são mais extrovertidas e engraçadas. Frente a frente, a química é outra. É por isso que há muito mais olhares do que conversas. Ninguém é igual a o que é no Facebook. No mundo real, há a vergonha, o nervosismo, uma risada que faz todo mundo rir junto. 

A interação está cada vez maior, talvez o mundo esteja até girando mais rápido com tanta gente logada em redes sociais. Mas ainda carecemos de entender sobre as relações. O que é uma relação para você? 
Faça um teste. 
Converse com alguém que não seja tão próximo contigo via internet. E, no dia seguinte, tente se aproximar dessa mesma pessoa. 
Você vai se decepcionar. Haverá olhares, mas nada de vozes. São raras as exceções que as amizades virtuais se prolongam na vida real, simplesmente porque você pode ser quem quiser atrás de uma tela. Pode ser o cara engraçado. Pode ser a menina nerd. Pode até ser uma criança de 12 anos, mesmo que tenha meio século computado em sua ID. 

Se somos mais livres devido a isso?
Não concordo. Estamos mais presos do que nunca. 
Porque ninguém quer ser uma imitação de alguma coisa. Num mundo onde todos buscam a autenticidade até mesmo me espanta que exista tanta gente se escondendo atrás de perfis sociais brincando de ser ator - qual é a meta? Ser um personagem por dia? 
Não entendo. 
E você também deveria não entender.

Love
Nina 

You May Also Like

3 comentários

  1. Já te disse que adorei essa crônica, né? *-*
    Tratou de forma impecável um assunto que há tempos me inquieta.

    Beijão,
    http://www.patriciapinheirotextos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estava pensando sobre isso um dia desses... ô era complicada, viu?
    Concordo exatamente com tudo que disse, infelizmente!
    É triste o quanto estamos presos a tecnologia e nos perdendo do mundo real... Mandou muito bem!

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o teu blog sou nova como blogueira nem sei se já posso ser denominada blogueira mas teu blog tem um estilo que me agrada muito me visite preciso de opiniões
    http://derlai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM