24 de agosto de 2014

#Resenha: Quem sabe um dia

Trago a vocês Quem sabe um dia, um livro que comprei por puro impulso (capas lindas que me ganham o coração em menos de um segundo, oi) e que eu literalmente amei, logo no primeiro capítulo. Quem já viu Gilmore Girls, ou Parenthood conhece a Lauren Graham como atriz. Mas o que dizer da atuação dela como escritora? Esse livro é a prova de que ela é incrível também com uma caneta nas mãos, minha gente! 


Título Original: Someday, someday, maybe: a novel
Autora: Lauren Graham
Editora: Record
Ano: 2013
Páginas: 367

~*~

Franny Banks é uma aspirante a atriz, no ano de 1995. Faltam apenas seis meses do prazo de três anos que estipulou a si mesma para alcançar seu sonho. Logo no início, Franny se mostra uma personagem com um quê de hilaridade e uma mulher que é suscetível a se meter em problemas. Ela é aquela personagem tipicamente engraçada e confusa sobre tudo - mas, mesmo assim, consegue fazer o clichê passar bem longe, porque nos conquista logo de cara. Ela tem sacadas na ponta da língua, por exemplo. Entre a aula de teatro e a busca de agentes para arranjar papéis importantes para ela, Franny se apaixona por um de seus colegas de classe (da aula de teatro) e após muitas fantasias, ela realmente começa a namorá-lo. James Franklin é um cara ambicioso e que está se dando bem no ramo do cinema. Ele tem todas as características para ser aquele personagem masculino incrível e apaixonante, no entanto, digamos que é muito fácil se desencantar por ele. 

Franny divide um apartamento com Dan e Jane e anota tudo na sua agenda, fazendo e desfazendo planos. Ela deseja ficar no estilo palitinho, bastante magra, porque acredita que seus quilos a mais não a favorecem em nada. Depois de arrumar duas agências, ela consegue alguns papéis devido a isso. São papéis pequenos - geralmente intitulados como "A Garota que Ri", ou "A Garota Número 2". Quase não há falas e sempre a acham uma pessoa engraçada. 

Os personagens do livro são bastante verossímeis, passam a imagem de pessoas reais que estão mesmo atrás de algo. Franny, por exemplo, é uma daquelas personagens que você sabe que vai amar logo no primeiro capítulo. James Franklin, apesar de ser lindo e incrível, deixa a desejar como par romântico da protagonista, porque é do tipo que se promove à toa e não faz diferença nenhuma. Ele é um típico interesseiro social, e já era de se imaginar que ele não amava a Franny tanto quanto dizia. 

Todos os personagens são divertidos e leves. Dá para se identificar muito com eles. Eu tenho certeza de que há muito da Franny em mim: ela é atrapalhada e, quando não sabe o que falar, começa a inventar coisas do nada para dizer. Sem contar que as situações nas quais se mete são hilárias; ela sempre consegue dizer algo errado, ou esquecer algo que muda muita coisa no enredo. Ela é feita de erros, basicamente. E é incrível, porque eu me sinto totalmente como ela na maior parte do tempo. 

O legal é que há páginas da agenda que Franny carrega e anota tudo. São realmente engraçadas e servem para "quebrar" um pouco a leitura. 

Esse livro, com certeza, se revelou um dos meus preferidos. A escrita é ótima, e rápida, você não tem que parar porque ficou confusa, ou para procurar palavras difíceis. E o enredo é simplesmente delicioso e completamente certeiro. Nada fora do lugar. O que mais me chamou a atenção foram as coisas que aprendi sobre essa coisa de ser atriz. Não é o que quero para a minha vida, mas foi incrível descobrir esse mundo neste livro. Muitas coisas nem dá pra imaginar, e foi muito legal me adentrar nesse mundo. Com certeza, se a Lauren escrever outros livros com a mesma temática, vou querer super ler!


Love
Nina 

8 comentários:

  1. Gostei da resenha *-* nunca ouvi falar do livro, mas adorei. Acho que vou procura-lo da próxima vez que for na saraiva -0-

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário em meu blog, gostei muito do seu modo de escrever! Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
  3. Parece ótimo, quanto mais resenhas leio, mas livros quero comprar :o

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio desse livro e, como sempre, sua resenha ganhou meu coração. Sou apaixonada pela Lauren e por Gilmore Girls então estava bastante curiosa com relação a esse livro. <3

    Diary of Dreams

    ResponderExcluir
  5. Ja ouvi falar muito bem desse livro, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, tudo bom??
    Eu também estou nesse clube de quem compra o livro por impulso porque gostou da capa HSUAHSH A premissa parece ser ótima, adoro livros divertidas e só de a personagem ser atrapalhada eu já me identifico HSAHSHAU Adorei a resenha, beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nina!
    Adorei a resenha, me deu vontade de conhecer o livro.
    Nunca li nada da autora, então a dica tá anotada!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Sério que ela também é escritora?! *o*
    Essa mulher tem mil talentos, pelo que li da resenha (muito bem escrita, por sinal) parece ser um livro muito gostoso de se ler.
    Vou marcar na minha lista de futuras leituras.

    http://essameninamoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é super bem-vindo. Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu o visitar assim que possível ;)