25 de novembro de 2014

#Resenha: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte I

Depois me muita ansiedade, finalmente fui conferir Jogos Vorazes: A Esperança  Parte I. Estou há horas tentando processar meus sentimentos com relação ao filme para começar a resenha, espero que dê certo agora.

Título Original: The Hunger Games: Mockingjay  Part I
Direção: Francis Lawrence
Ano: 2014
Duração: 2h3min
Nacionalidade: Estados Unidos
Gênero: Ação/Drama


Fiquei muito feliz por este terceiro filme conseguir captar o clima obscuro da trama, recheada de drama e oscilações sentimentais. Conseguiram muito bem passar a imagem da Katniss do terceiro livro, alguém traumatizada e que tem que lidar com conflitos internos no que toca a questão de ser, ou não, o Tordo e de seus sentimentos por Peeta. Outro ponto positivo que, desde o primeiro filme já está salientado, mas que se torna mais evidente neste último é o fato de a história ser narrada em terceira pessoa, o que nos deu mais liberdade para saber o que estava ocorrendo nos outros distritos (ainda que eles apareçam em momentos específicos; na minha opinião, as rebeliões poderiam ter sido mais exploradas).

De maneira geral, o filme alcançou as minhas expectativas, ainda que seu ritmo seja cadenciado. Há momentos de ação e de calmaria, o que contribuiu para balancear as cenas e para entendermos os sentimentos de Katniss. A personagem, em diversas partes, se mostra chocada com toda a destruição propiciada pela Capital nos outros distritos. Aqui há uma diferença entre esta Katniss para a Katniss dos outros filmes. Nos dois primeiros, ela luta por sobrevivência com bravura, no entanto, neste terceiro, ela deixa que seu lado forte seja suplantado pelo desespero e pela incerteza. Todos querem que ela seja o Tordo, mas dá para ver que ela está destruída por dentro e que, por mais que queira lutar pela revolução, não aguenta mais tudo o que está acontecendo só para atingi-la.

É preciso ressaltar que os filmes da trilogia são realmente muito fiéis aos livros, são raras as cenas que se destoam. No entanto, eu senti falta das conversas da Prim com a Katniss, porque tem uma em especial que me marcou demais quando li o livro e que acho que deveria ter sido filmada. É essa aqui:
– Katniss, não acho que o presidente Snow vai matar o Peeta. Se ele fizer isso, ele não ter mais ninguém que você queira. Ele não vai mais ter nenhuma forma de ferir você.
– Então, o que você acha que vão fazer com ele?
– O que for necessário para quebrar você.
De certo modo, a essência da cena acabou acontecendo, mas de outra maneira. Ainda assim, eu senti falta dessa conversa específica entre elas, pois mostra o quanto a Prim é uma personagem muito parecida com a irmã, corajosa e inteligente.

As cenas do Peeta ficaram incríveis, conseguiram totalmente captar cada momento de transformação dele. A única reclamação que tenho é que, na cena do resgate dos tributos (Peeta, Johanna e Annie), toda a ação em si nos foi privada e só ficamos sabendo que eles estão salvos depois. Gostei do fato do Gale dizer que a operação foi fácil demais, pois, quem leu o livro, sabe o porquê. O reencontro de Katniss e Peeta ficou simplesmente mais que perfeito, muito melhor do que a cena no livro. Deu para entender o quanto Peeta mudou e se tornou uma "arma" contra Katniss.

Diversas vezes eu percebi que estava sentindo tudo o que Katniss sentia quando estava em campo, a exemplo da destruição do 12 e o bombardeio no hospital. Minha reação foi exatamente essa em todas as vezes:


If we burn, you burn with us!
Com certeza, foi a fala mais aguardada. Logo que saiu o teaser com essa parte, eu já fiquei toda empolgada e ver a cena no filme foi incrível. Com certeza, uma das melhores. 




The Hanging Tree
Desde a primeira vez que escutei esta música (na voz da Jennifer Lawrence) eu soube que, no filme, ela seria épica. E não deu outra: o acontecimento desencadeado pela começo da música é, provavelmente, o ápice de toda a revolução. 



Ainda que o final tenha perdido o fôlego comparado com o restante da trama, este terceiro filme cumpre sua missão de nos preparar para o próximo e último. O segundo, Catching Fire, é o meu preferido, porque tem muito mais adrenalina, mas A Esperança me fez gostar ainda mais da Katniss, por perceber que, embora seja uma heroína super badass, é uma garota que ama e que quer proteger o que é seu. 

________________

Siga o twitter do blog :)

Love
Nina  

6 comentários:

  1. Como você comentou em relação a minha resenha, nós concordamos em MUITAS coisas hehehehe
    Fiquei esperando esse diálogo entre a Prim e a Katniss e também fiquei chateada quando percebi que foi cortado :/
    Adorei a resenha, bjjs | http://curtindoavidalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nina. hahha, vejo tantos comentários positivos do filme e dos livros e me sinto uma estranha. Nunca li e nem assisti, acredita? Já estou dizendo a todos, parece que eu estava em outro mundo nesses dias, kkkk. Mas tudo bem =D
    Quem sabe uma hora eu crio coragem e vou conhecer a história, já que tanto comentário só aumenta a curiosidade
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina.
    Adorei a resenha! Ainda não assisti ao filme, pois prefiro deixar para ir na segunda semana em um dia mais tranquilo. *-*
    Mas eu já li o livro e to super curiosa com o filme. Acho que esse foi o livro mais emocionante e o que eu mais gostei, mas fiquei triste de dividirem em duas partes, pois sei que vou morrer de ansiedade para aguardar o ultimo.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. MInha nossa! Minha Nossa! Minha Nossaaaaaaa!
    Ler como foi para Você assistir o filçme Nina só fez eu ficar ainda mais ansiosa para olhar ele! Estou super curiosa para conferir como ficou esse filme! O.O
    Eu tenho que olhaaaar! ^^
    Beijos Beijos e até!
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina, como está?
    Parabéns pela resenha. Estou louca para assistir este filme, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade poxa. Espero que seja tão bom quando o livro e pelo que percebo, parece que é mesmo. Os personagens evoluirão muito na trilogia e principalmente a Katniss, que achava tão boba no início.
    Mas enfim, espero que eu curta.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nina!
    Então, eu vi o filme duas vezes e sabe de uma coisa? COM CERTEZA eu veria de novo!
    Fiquei impressionada por não sair decepcionada do cinema, porque por mais que os filmes sejam fieis, sempre tem uma coisa ou outra que me deixam um pouco frustrada, mas nesse eu fiquei totalmente satisfeita.
    Estou aguardando o último com o coração na mão, e já sei que vou chorar.
    Na hora que as pessoas entraram na represa cantando, eu fiquei toda arrepiada. O filme foi simplesmente incrível!

    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é super bem-vindo. Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu o visitar assim que possível ;)