Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Contos de fada pt II

by - fevereiro 22, 2015

Continuo hoje com o assunto contos de fada, como prometido. A Pt I ficou centrada em conceitos básicos sobre o gênero e seus autores clássicos. Hoje, entretanto, pretendo trazer autores contemporâneos nas mais diversas áreas. 

Em 2011, os escritores de Lost (Edward Kitsis e Adam Horowitz) nos apresentaram o seriado Once Upon a Time, recheado de drama, fantasia e bruxaria. Baseado em contos de fada da Disney, OUAT soube angariar um público fiel. Hoje, está na quarta temporada com Elsa, Anna, Cruella, Malévola e Ursula. 

Como saber se é um conto de fada? 
Há elementos essenciais, tais como:
 A icônica frase "Era uma vez..."
 O desejado Final Feliz
 Personagens planos, ou seja, se eles começaram "bonzinhos" terminarão assim. O mesmo vale para os vilões. 
 Ambiente doméstico (histórias familiares, por exemplo)
 As ações sempre acontecem no mundo (matar o dragão, salvar a princesa etc), nunca no interior (não há conflitos internos).
 Ajudantes mágicos (sejam fadas ou animais)
 O personagem principal sempre começa sua jornada em um lugar e termina em outro. 

Nomes contemporâneos:
1. Angela Carter 
Foi uma escritora inglesa muito conhecida por sua literatura pós-feminista e seu realismo mágico. Sua obra O Quarto do Barba-Azul inspirou o filme de Neil Jordan chamado A Companhia dos lobos (que é uma reinterpretação de Chapeuzinho Vermelho). 









2. Jean Cocteau
Foi um grande nome no século XX. Pintor, poeta, escritor, dramaturgo e diretor, Jean inovou em certos aspectos o teatro francês. Dirigiu o filme A Bela e a Fera, que é tido como um dos clássicos do cinema. 










3. Paula Mastroberti 
Nascida em Porto Alegre, Paula é artista plástica, doutora em Letras, escritora e ilustradora. Já tem 10 livros publicados, entre os quais Heroísmo de Quixote, que contém palavrões (de modo que dá para imaginar que muitos pais desaprovaram a leitura nas escolas). Eu a conheci no evento a que fui, propiciado pela minha faculdade, e ela é uma pessoa bastante diferente e marcante. Foi uma das poucas palestrantes que conseguiu passar o conhecimento de forma ótima e despojada. Você pode ler AQUI uma entrevista com a autora sobre Adormecida: Cem Anos Para Sempre (recomendo bastante, para quem se interessou pelo trabalho dela). 


Outros títulos da autora: 



4. Junko Mizuno
É uma artista de mangá (?) que tende a utilizar o estilo gótico. Seus trabalhos ficam entre o "bonitinho" e o "horrendo". Em Cinderalla, a personagem principal é filha de um dono de restaurante, mas acaba morrendo e virando um zumbi (!!!). Ao invés de ter o famoso sapatinho de cristal, ela tem um olho de vidro. 









5. Christophe Gans
Christophe dirigiu a última releitura de A Bela e a Fera, em 2014. O filme tem nacionalidade francesa e alemã, contando com uma Bela bastante diferente da usual: a personagem é loira. Nessa história, ela e seus irmãos se mudam para o campo, após um naufrágio. Lá, seu pai arranca uma rosa do jardim e é condenado à morte pelo dono do castelo. Para salvar a vida de seu pai, Bela aceita viver com o estranho, que tem uma vida de luxo, magia e tristeza e, aos poucos, descobre um pouco mais sobre o passado de Fera, que se vê atraído pela moça. 

___________

Essa segunda parte ficou mais enxuta, como podem ver. Mas espero que tenham gostado de saber sobre esses outros autores e espero que vocês vá atrás de tudo isso (e assistam OUAT, que é tudo de bom!). 

Love
Nina 

You May Also Like

26 comentários

  1. Gente, que incrível! Eu não sabia que havia escritores de contos de fadas atuais! A Angela Carter já li alguns textos dela na faculdade, mas não tinha percebido que são deste gênero. Muito interessante seu post, Nina, adorei!

    Um beijo, http://blogfloreando.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina,

    Adoro contos de fadas, mas não conhecia esses autores contemporâneos, vou procurar conhecer.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina
    Estou adorando esses post. Não sabia que tinham autores escrevendo contos de fadas atualmente, pelo menos não em livros. Alem de OUAT tem também Grimm que é incrível. Vale muito a pena.
    Aguardando ansiosamente mais posts dessa categoria.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  4. Olá, post interessante!
    Bom conhecer autores contemporâneos de contos de fadas... Tenho lido Mulheres que correm com os lobos que faz uma releitura maravilhosa dos contos de fadas.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que legal, adorei, eu quero o livro da bela e a fera, eis um romance que adoro e nos traz uma linda lição que o amor é mais do que aparencia e status, adoro a historia
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah, que legal. Ainda não tinha parado para pensar nisso, muito interessante, você mostrar a estrutura dos contos de fadas, e falar de outros autores, que eu não conhecia. Preciso assistir OUAT. Rs

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O post ficou muito legal, nunca parei pra pensar em o que caracterizava um conto de fada como tal, gostei de poder pensar um pouco mais sobre eles com o seu post :) Foi bom conhecer também alguns autores contemporâneos do gênero. Sobre OUAT, nunca tive muita vontade de assistir. Não sou muito fã de séries, apesar de algumas me deixarem curiosas. Todos falam bem, então talvez eu dê uma chance um dia, quem sabe :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Como não adorar aquelas velhas histórias de contos de fadas? As primeiras vezes que temos contato com algo fora da realidade, com livros e etc, é muito bom ás vezes ler algum.
    Adorei o post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-diario-de-anne-frank-anne.html

    ResponderExcluir
  9. Menina do céu, eu to é chocada em saber que existe autores atuais. Enfim, amo contos de fadas, mas eu prefiro ler aqueles contos que são as creepypastas.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nina! :) Adorei o seu post. Gosto muito de contos de fadas, sou apaixonada por OUAT, mas não conhecia nenhum desses autores que você apontou. Legal saber que ainda há quem se dedique para esse gênero. Com certeza vou procurar saber mais. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei maravilhada agora com os escritores atuais de contos de fadas! Eu desconhecia!!! Podem dizer o que quiser, que as histórias são sempre clichês ou que não tenho idade mais pra isso, mas eu sempre vou amar contos de fadas e me imaginar como uma princesa enquanto eu leio rs... Beijos!!!
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gosto de alguns contos de fadas, mas não todos. Confesso que não gostei muito de Once Upon a Time, nem pelos contos, mas pela enrolação da série mesmo. Meus preferidos são os contos do Edgar Allan Poe, não sei se são classificados como contos de fadas. Sou apaixonada pela Junko Mizuno ♥
    Beijos! | Zombie Effect

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei seu post, foi bem interessante conhecer esses autores.. Uma autora nacional de contos de fadas que eu amo de paixão é a Marina Colassanti, os contos dela são sempre lindos! Recomendo.

    Se você se interessa em se aprofundar mais na temática recomendo o livro Fadas no Divã da Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso, um livro bem interessante.

    Beijos
    Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina... adorei seu post e a sua explicação... não sabia desses escritores de conto de fadas cotemporaneos mesmo adorando o tema.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nina, mesmo com este empurrão, ainda assim, não consigo me interessar pela série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Muita gente fala dessa série, OUT. Nunca senti vontade de assistir, mesmo tendo fantasia, bruxas, essas coisas que curto na fantasia. Não leio muito contos de fada, o único que gosto mesmo é A Bela e a Fera.
    Mas gostei do post, não conhecia esses autores e a maioria desses livros citados.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Nina,
    Eu até curto contos de fadas, mais os clássicos.
    desses autores contemporâneos que você citou curti mais o trabalho da Junko Mizuno,
    Zumbis são maraaa <3
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente queria te parabenizar pelo seu blog, porque além de ser muito bem organizado, sua postagem me chamou bastante atenção, porque eu sou fã de contos de fadas e gostei de saber de algumas coisas, até porque não conhecia obras de outros autores. Fiquei muito interessada e espero ter a oportunidade de conferir.

    E outra coisa, eu vou te seguir tá?
    Espero que possa vim conhecer o meu cantinho também
    beijinhos linda e sucesso

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-presente_24.html

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nina s2
    Eu adoro contos de fadas, mas tenho que confessar que não conheço muita coisa sobre eles, mais o que a Disney enfiou na cabeça da gente mesmo kkkk Achei super interessante essa autora brasileiro do livro que contém palavrões, eu não conhecia ela ainda kkk Mas a que mais me chamou a atenção foi a Junko Mizuno, fiquei curiosa com essa historia de Cinderela zumbi e mangás sempre são lindos *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Se tratando de uma série que adoro, fiquei completamente apaixonada pelo seu post. Adorei!
    Li e confesso reli..rs
    Parabéns!!

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá =)

    Adorei essa postagem sobre contos de fadas, trabalhei isso com a minha turma alguns anos atrás e eles adoraram. Gostei dos livros indicados, ou as chamadas "releituras". Gostei do trabalho da Junko *_* Parabéns pelo blog!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hey!
    Também gosto muito de Once Upon a Time e acho muito legal livros que retomam para os contos de fadas para dar um novo olhar sobre essas histórias icônicas. Gostei bastante da ideia do mangá da Mizuno; gosto da mistura do bonito com o horrendo.
    Beijo
    doisdedos-deprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro contos de fadas... rsrsrs... Ultimamente tenho visto boas releituras dessas histórias. Gosto tanto de livros quando de filmes e seriados.... Um seriado que é ótimo para quem curte contos de fadas é a Serie Once Upon a Time, que mistura várias histórias numa trama super envolvente, recomendo...

    beijos
    Colecionando Livros


    ResponderExcluir
  24. Olá!! Tudo bem?

    Eu adoro contos de fadas e acompanho Once upon a time! Não conhecia os autores contemporâneos, mas obrigada pelas dicas! Também concordo com os elementos essenciais, nunca tinha reparado neles, mas estão sempre lá!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de contos de fadas, mas atualmente tenho preferido as releituras (que fogem dessas características que você citou, rs)
    Quero muito ver esse novo filme de A Bela e a Fera
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Nina!
    Eu gosto muito de ler contos de fadas, tanto os clássicos como as reinterpretações contemporâneas.
    E adorei saber e conhecer mais um pouco sobre este gênero que encanta tantas gerações de leitores.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM