Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Blogagem Coletiva #1

by - julho 15, 2015

Nessas férias, eu decidi que iria me render a algum grupo de blogagem coletiva, pois achei que seria uma forma de trazer postagens diferenciadas, além de eu me divertir ao fazê-las e conhecer novos blogs. Por isso, entrei no Culturação e, logo de cara, encontrei um tema super a minha cara para ser feito para o mês de Julho. 


Entendendo a blogagem coletiva.
Quem não conhece esse projeto, eu explico. Blogueiros interessados em diversificar o conteúdos de seus blogs se reúnem e, a cada mês, propõem temas a serem feitos. Ninguém é obrigado a fazer todos os temas, ou participar sempre da interação (já que, é claro, a maioria tem vidas além da web), mas é bom lembrar que esses projetos não são destinados a divulgação de postagens aleatórias, por isso, quem se comprometer com eles, precisa aparecer lá de vez em quando, sim, divulgando os posts referentes à blogagem coletiva.

Como participar do Culturação?
Há um grupo no Facebook destinado ao projeto e, quem se interessar, pode entrar. O pessoal é super bacana e solícito. É tudo muito bem explicado, com postagens fixas e norteadoras para os recém-chegados. 

O tema que escolhi fazer é sobre o dia do homem. Há duas maneiras de fazer o post: 1) escolher os 05 homens mais importantes do mundo da minha opinião, ou 2) escolher 05 autores nacionais, ou não. É CLARO que escolhi a versão literária do tema, senão não seria eu :B

1) Orhan Pamuk 
Conheci o Sr. Pamuk no ano passado, quando li Neve e, a partir de então, me encantei por sua literatura. Atualmente estou lendo A Casa do Silêncio, que terá resenha em breve. Esse escritor é um romancista turco que, inclusive, foi a primeira pessoa da Turquia a receber um Prêmio Nobel (em 2006). É professor de literatura na Universidade Columbia e seus livros já foram traduzidos em mais de cinquenta línguas. Nasceu em Istambul, em 1952. 
Outras obras do autor: A Cidade Branca (1985), A Vida Nova (1995), O Meu Nome é Vermelho (1998) e Outras Cores (2010). 









2) Jorge Amado
O único livro que li dele e que, de longe, é o meu clássico preferido é Capitães de Areia. Li-o há uns bons seis anos, mas nunca o reli. Entretanto, lembro-me bem do sentimento que ele me deixou. Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Só foi superado, em números de vendas, por Paulo Coelho. Suas obras são muito voltadas à realidade nacional e tratam de temas como problemas e injustiças sociais, folclore, crenças e sensualidade. Já teve uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e seus livros já foram traduzidos para 80 países, em 49 idiomas, assim como em braile e em fitas gravadas para cegos. Nasceu em Itabuna, em 1912.
Outras obras do autor: Mar Morto (1936), Terras do Sem-Fim (1943), Gabriela, Cravo e Canela (1958), A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água (1959), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966), Tieta do Agreste (1977). 

3) George Orwell 
George Orwell é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido em Motihari (Índia Britânica), em 1903. Foi um jornalista e escritor inglês, simpatizante do anarquismo e do socialismo democrático. Suas duas principais obras, 1984 e A Revolução dos Bichos, fazem parte da literatura social, abarcando críticas que, de velhas, nunca ficam. Morreu cedo, com 46 anos, vítima de tuberculose. No primeiro semestre da faculdade, tive de ler A Revolução dos Bichos e adorei, pois é uma sátira muito bem elaborada e convincente. Ele tem muitos ensaios e artigos publicados, assim como poemas. 
Outras obras do autor: Dias da Birmânia (1934) e A Filha do Reverendo (1935) - ambos romances. 







4) Chris Cleave
Conheci o Chris há alguns anos, com Pequena Abelha, um dos livros mais marcantes e encantadores que já li na vida. Ele é um escritor e jornalista britânico, nascido em 1973. É colunista do The Guardian e seu primeiro romance, chamado Incendiário, se tornou filme em 2008. Há notícias de que Pequena Abelha também viraria filme, inclusive com a Nicole Kidman no elenco, mas acho que nunca saiu. 
Outras obras do autor: Ouro (2012) e A Menina de Ouro (2013). 











5) Paulo Leminski
Nascido em Curitiba, em 1944, Paulo Leminski foi escritor, crítico literário, professor, tradutor, poeta e letrista. Desde cedo foi uma criança muito intelectual e se envolveu com a poesia. Contribuiu muito para a MPB. A lista de obras ligadas a ele é bastante extensa, especialmente porque há muitos estudos sobre o autor, além de ele ter feito muitas parcerias. Nunca li nada dele, mas, como a poesia tem me encantado cada vez mais, quero muito ler as dele, em especial Toda Poesia, que é uma compilação com todos os seus poemas.
Outras obras do autor: Não fosse isso e era menos/não fosse tanto e era quase (1980 - poemas), Um milhão de coisas (1985 - poemas), Agora é que são elas (1984 - romance), Verdura (1981 - produção musical; parceria com Caetano Veloso), Guerra dentro da gente (1986 - literatura infanto-juvenil). 

You May Also Like

11 comentários

  1. Jorge Amado <3. Amo muito !! Òtima blogagem!

    http://sushibaiano.blogspot.com/2015/07/com-qual-livro-eu-vou.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida! Eu vi o projeto, achei super interessante.
    Quanto ao dia para o homem, acho que socialmente, já tem privilégio demais..

    ResponderExcluir
  3. Olaaa
    Muito interessante e chamativo o projeto, gostei. Estou louca para ler algo do Jorge amado hahha

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do post e também a ideia do grupo.
    Já estou aguardando ser aceita por lá. Adorei.
    Amo alguns dos autores dos quais você escolheu, e devo dizer que Capitães de Areia também e um dos meus favoritos.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia do grupo, agora já faço parte! Parei agora para fazer uam lista dos meus preferidos, não pra postar, só pra mim mesma e é uma ideia divertida fazer essas listas.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Que legal. E fiquei saltitando quando vi George ali, adoro as obras dele. Li A Revolução dos Bichos e AMEI. O mesmo acontece com 1984, que estou concluindo. Quanto a Paulo Leminsk estou com muita vontade de lê-lo.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Nina preciso me organizar para participar da ação coletiva, gostei muito do tema escolhido, e como não falar de Jorge Amado grande destaque com sua Tieta e muitas outras obras, os demais autores ainda não li nada sobre eles, mas já irei pesquisar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    gostei do projeto, adoro conhecer blogueiros novos, ainda não li nada do Jorge Amado mas morro de vontade. Acho que lerei ainda no próximo mês.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    super legal essa blogagem coletiva, e gostei muito do tema. Jorge Amado e George Orwell são mesmo incríveis! Dos outros autores, nunca li nada
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina
    Quando ao grupo no facebook eu nao conhecia, mas achei a ideia bem interessante. Em relação a sua escolha no post, adorei a suas escolhas de autores principalmente Jorge Amado <3 e George Orwell


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Acredita que nunca li nada do Jorge Amado? Preciso corrigir isso.
    Bom, tenho uma amiga que leu Pequena Abelha e sempre recomenda muito. Espero conseguir ler esse livro um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM