Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Desafio literário

by - julho 13, 2015

Como leitora e escritora, adoro desafios sobre livros que já li, ou mesmo sobre livros que escrevo. E é por isso que vim dividir com vocês um desafio lançado pelo do pessoal do Poeme-se. A proposta é compartilhar as respostas no Facebook, mas achei válido trazê-la para essa postagem como uma forma de TAG especial :) 



1) Um livro que marcou sua infância
Um rato na biblioteca não foi o primeiro que li, pois realmente não faço ideia de qual tenha sido. Li muito pouco na infância, uma vez que passava muito tempo na rua com meus amigos, ou nas casas deles. Eu praticamente nem assistia à TV até uns nove anos. Mas esse livro é o único que me lembro de ter realmente gostado (do tipo: desenhar todas as gravuras dele HAHA). Sem contar que me lembra muito de minha avó, pois o li na época em que morava com ela, então é sempre uma boa recordação, justamente por isso me marcou. 










2) Um livro que mudou a sua vida
Uma vida para sempre, da autora parceira Simone Taietti, foi, definitivamente, esse livro. Nem vou me estender muito, pois vocês podem ler a resenha dele AQUI e compreender por que o escolhi para essa pergunta. 















3) Seu autor preferido
Então, gente. Essa pergunta é humanamente impossível, me desculpem. Por isso, escolhi duas autoras que foram e são de suma importância na minha vida. 


J. K. Rowling, todos sabem, é a autora de Harry Potter. Justamente por causa dessa saga linda-diva-maravilhosa eu me tornei leitora compulsiva. Tia Jo abriu todos os meus caminhos com Harry Potter, e eu agradeço imensamente. Admiro muito quem ela é, especialmente devido a todos os problemas os quais passou na vida. Recomendo que assistam ao documentário sobre a vida pessoal dela, A magia além das palavras. 

Meg Cabot é a autora de O Diário da Princesa, A Mediadora e A Garota Americana, livros que me conquistaram totalmente no final da adolescência. A importância dela na minha vida é outra: devido as suas histórias, me inspirei a "sonhar" a ser escritora. Hoje, já tenho um estilo próprio, mas, na época em que comecei a escrever seriamente, ela foi essencial para me dar um Norte. Foi por ela, aliás, que eu descobri a graça dos livros YA's. 


4) Um personagem do qual gostaria de ser amigo
Difícil pergunta, também. Poderia citar vários, mas vou ficar com o Holden Caulfield, do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger (na verdade, ele está mais para um personagem por quem nutro um amor platônico, mas... anyway). Aquela frase da Clarice Falcão "a sua loucura parece um pouco com a minha" poderia ser reescrita como "a sua solidão/melancolia parece um pouco com a minha" e eu e o Holden seríamos ótimos BFF's.

5) O livro que você está lendo agora
Cores de Outono, da autora Keila Gon, é o primeiro livro de uma série nacional. Eu entrei em contato com ela para pedir uma parceria e acabei entrando no book tour dos dois primeiros livros já lançados. Ainda estou no começo da história, de modo não tenho uma opinião muito elaborada sobre ele. O clima do livro, até agora, é bastante noir - gênero que gosto bastante - e a personagem, apesar de ser comum, ainda não me irritou. O par dela já apareceu, o Vicent, um cara misterioso e, a meu ver, muito ridículo e arrogante - sinceramente, não sei se vou nutrir uma afeição por ele. Mas, em breve, farei a resenha :)









6) Seu poema favorito (não está incluído no desafio, mas uma professora partilhou as respostas dela e incluiu mais essa pergunta aos seus desafiantes. Acabei gostando e inserindo-a aqui). 
Com certeza, esse é o meu poema preferido. Foi escrito pela minha amiga poetisa Michelle C. Buss (que, inclusive, é autora parceira do Nina é uma) e está contido no seu livro Mosaicos (resenha AQUI). Ela conseguiu, em três versos, transmitir uma incrível verdade que muita gente nem repara, pois dá mais atenção ao que se fala, não ao que se sente. 




Quem quiser fazer, sinta-se à vontade. Se for fazer no seu blog, coloque os créditos da página do Poeme-se, para divulgar o trabalho deles :) 


You May Also Like

10 comentários

  1. Meg cabooot <3 Quanto tempo que não leio um livro dela, fiquei com vontade hahaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  2. Essas tags são bem legais!! Gostei te conhecer um pouco mais. Ah, assisti todos os filmes de Harry Potter recentemente e amei. Acho que vou me apaixonar se eu ler os livros tbm.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um pouco mais de você pelo desafio kkk.
    Muito bacana .
    Acho que farei também .
    Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer um pouco mais de você pelo desafio kkk.
    Muito bacana .
    Acho que farei também .
    Kkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu já sou meio cabrera com desafios, demoro horrores para realizar aqueles que me são propostos... Tags então huuuuu... Nem se fala da demora!

    Que fofo esse livro "Um rato na biblioteca" só a capa já da vontade de sentar num canto e ler e é muito bom quando um livro trás consigo uma boa recordação.

    Meg e Rowling são divas! Amo as duas autoras, gosto muito do trabalho delas!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu também não faço ideia qual o primeiro livro que li...
    Adorei a tag e sempre sigo o Poeme-se. Sabe, não consigo pensar num poema favorito!

    ResponderExcluir
  7. Nina você vai amar o Vincent do livro da Keila amo essa série não vejo a hora de lr o último livro da trilogia. Não me recordo qual livro foi minha primeira leitura. ótima Tag. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olaaa
    Adorei o post haha Uma vida para Sempre é sensacional, uma bela história e adoro a Meg Cabot, então sou suspeita pra comentar.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina, fiquei encantada com este pensamento que você postou, não o conhecia. Lindo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!!
    Adorei os seus livros e autores citados, por sinal, suas autoras favoritas são as mesmas que as minhas! hahahahahaha
    Não me lembro qual o primeiro livro que li, mas acredito que seja o Pequeno Principe.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM