Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Dicas para escritores #6

by - agosto 29, 2015

Mais Dicas para escritores para vocês. 
Hoje trago o que não fazer ao escrever um livro, ou apenas quando você se diz escritor. 


1. Ter vergonha dos trabalhos passados
Vejo muita gente dizer que mudaria de nome e de cidade só para ninguém encontrar os primeiros "rascunhos" escritos. Isso, para mim, nada mais é do que insegurança. Se você se diz escritor é porque já passou por muitas fases da profissão, inclusive foi uma negação como tal. Não, ninguém começa arrasando e sendo idolatrado. Todo escritor tem ótimos e péssimos trabalhos. A dica que dou é confiar no que escreve (independentemente do que for). Às vezes, releio minhas primeiras histórias publicadas (há mais de 4 anos) e não tenho vergonha alguma! Amigos próximos sabem que comecei como escritora escrevendo fanfics. Mas, ao invés de nunca mencionar isso, sou do tipo que diz pra todo mundo e sai explicando o que são elas. Tenho muito orgulho de ter começado nesse meio, pois foi a partir dessas histórias que sou a escritora de hoje. Então, nada de vergonha! Escreveu: assuma! 

2. Se obrigar a escrever um "x" número de páginas
Gente, desde quando o tamanho do livro significa qualidade? Já li muitos livros gigantes horríveis, assim como li pequenos completamente geniais! Não vale achar que só livrão se dá bem no mercado e ficar enrolando a sua história, agregando cenas insignificantes e enchendo de diálogos despropositados. Escreva o que tem em mente e o que sabe que precisa acontecer. O que não for realmente necessário, descarte.

3. Escrever correndo, só para contar vantagem 
A Paula Pimenta consegue escrever um livro em três meses. Confesso que fico com certa invejinha. Já levei mais de um ano para finalizar uma obra, mas isso não quer dizer que eu seja uma escritora ruim. Muitos escritores famosos levaram anos para concluir seus trabalhos! O tempo de escrita varia muito de pessoa para pessoa, assim como de proposta e gênero. Invista o tempo que puder e precisar, independentemente de qual ele for. O importante é que escrever seja uma diversão para você, não uma competição! 

4. Achar que inspiração e talento são tudo
Eu super acreditava nisso. Mas sabemos que muitos escritores não se fizeram incríveis com apenas esses ingredientes. Depois que fiz a cadeira de Criação Literária no semestre passado e fui a muitas palestras sobre escrita, percebi que estava sendo muito mente pequena. Acredite: escrever é uma tarefa que demanda muito mais disciplina e técnica. Talento e inspiração, sim, mas depois de um tempo, isso não é mais tão essencial assim. Precisamos de disciplina para mantermos um ritmo de escrita, que nos impossibilita de deixarmos uma história para trás. E a técnica é importante para evoluirmos a nossa capacidade de escrita. Nenhum escritor começou e terminou a carreira escrevendo de apenas um modo, pois, ao longo do processo, foi exposto a muitas técnicas e pôde aprender a lidar com todas elas e aplicá-las em seu trabalho.

-

Para ler todas as #Dicas anteriores, CLIQUE AQUI! :) 

You May Also Like

11 comentários

  1. Nina, primeiro parabéns pelo novo design do blog (estou vendo agora e amei esse novo layout). Segundo, obrigada por sempre postar essas dicas. Pois, eu gosto tanto que até salvo pra mim.
    Ah, eu já tive vergonha de admitir algumas coisas que escrevi, mas hoje não vejo mais isso. Como vc mesmo relatou, essas minhas escritas foram o que fizeram de mim ser o que sou hoje e pretendo melhorar cada vez mais.
    Se eu pudesse eu também faria mais cursos sobre escrita, mas não tem aqui na minha cidade.
    Bom, eu procuro me superar a cada escrita que desenvolvo, eu desafio a mim mesma, sabe.
    Abraços Mika
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  2. oii, Nina, tudo bem?

    Preciso mostrar este post para alguns amigos escritores. Pois um dia desses em um bate-papo na livraria. Um deles citaram alguns dos tópicos acima. Um deles falaram que morrem de vergonha do livro antigo escrito por ele. Reclamaram também de as vezes ficarem sem conseguir escrever nada e isso acaba deixando eles muito ansiosos. Entre outras situações. Haha. Simplesmente amei o texto.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Obaobaobaoba! Estava com saudades destes seus posts <3 Adoro!!

    Concordo com o que você fala sobre trabalhos passados. No começo, eu era muito dark nas coisas que eu escrevia e penso que era um reflexo da minha personalidade na época. Se eu tivesse vergonha do que escrevia, significa dizer que eu tenho vergonha de quem eu era, e isso não pode acontecer!

    Isso do nº de págs e do tempo que se leva para escrever concordo com você também. Cada um funciona de um jeito, não tem que ter regra.

    Ah, e como demanda disciplina, nem me fale!! Muita, o tempo todo, independente do que aconteça. Só os fortes sobrevivem!!

    PS: eu simplesmente AMEI o vídeo que vc me mandou, até programei post no FB sobre ele de tão maravilhada que fiquei *-* Brigaduuuuuu!

    Bjs, querida.
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Para mim, quanto mais livre e menos mecânico, melhor.

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona ótimas dicas, escrever correndo acaba ficando algo para trás, e concordo que quantidade de páginas não quer dizer um ótimo livro. Acredito que cada autor tem seu tempo, para escrever e reescrever . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    São belissimas dicas, ainda mais para mim que sempre empaco de´pois das primeiras páginas e tenho um sonho em publicar um livro, vou anotar ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, não sou escritora, e na verdade, nunca tive esta pretensão ou desejo, mas concordo com cada palavra sua,
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina.
    Adorei as dicas, ainda tenho vontade de escrever algo e essas dicas são boas para quem deseja começar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Moça, tu falou tudo! Vou contar do meu dilema haha quero muito escrever um livro, mas não me sinto preparada pra isso ainda. Porque acho que se eu começar vou querer escrever rápido pra contar vantagem mesmo! Então, dou tempo ao tempo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Moça, tu falou tudo! Vou contar do meu dilema haha quero muito escrever um livro, mas não me sinto preparada pra isso ainda. Porque acho que se eu começar vou querer escrever rápido pra contar vantagem mesmo! Então, dou tempo ao tempo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Simplesmente adoro as suas dicas e eu concordo com vc em genero numero e grau, ter inspiração é uma coisa, saber passar no papel é outra totalmente diferente...
    Sobre a vergonha... errrr eu tenho que aprender isso hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM