Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Resenha de Livro: Vida & Verso

by - dezembro 18, 2015

Recebi a antologia Vida & Verso por causa do book tour e já faz bastante tempo, mas não consegui fazer a resenha até agora, porque não tinha terminado de ler (apesar de ser bem curtinha) - o final de ano acadêmico destruiu todas as minhas chances de ficar apenas lendo e fazendo vários nada (obviamente, fiz muitos tudos e deixei os nada para agora, nas férias).  

Título: Vida & Verso
Autores: diversos
Organização: Rô Mierling
Editora: Illuminare
Ano: 2015
Páginas: 96

Vida & Verso é uma coletânea de poemas de diversos autores. Gostei da proposta, pois ela não delimitou um tema - fala exatamente sobre vida e verso. Esse ano me encontrei muito na poesia e, quando recebi o livro, achei que ele seria de bom proveito. Entretanto, fiquei decepcionada. 

A maioria dos poemas usa rima branca (ou seja, não existem rimas) e isso dificultou muito o meu proveito. Gosto de certo ritmo na leitura e, embora esse ritmo não precise acontecer necessariamente devido às rimas, não consegui realmente adorar a leitura. Geralmente, poesia me acalma, mas esse livro não conseguiu proporcionar isso em mim. Eu realmente não sei o que houve, só sei que me senti truncada na leitura e meio irritada. Acho que porque, de começo, eu coloquei muito fé nele. Os poemas tratam de assuntos sentimentais, do cotidiano e da poética, mas fazem isso de forma tão fria e difícil que pouquíssimas vezes realmente me identifiquei com os versos. A maioria dos poemas não usa uma linguagem acessível, ao invés disso usa palavras rebuscadas e invertem o sentido das ideias de forma que me desagradou muito. 

Não sou estudiosa na área, mas as poesias que já li ao longo do ano me deixavam leve e sempre me davam esperança, sem contar que usavam formas muito simples e singelas de tocarem o leitor. E poucas vezes vi isso acontecer nesta antologia. Realmente, não gostei tanto quanto achei que fosse gostar. Sem contar que passei o tempo inteiro odiando a diagramação do livro (as páginas foram divididas em duas colunas e isso atrapalhou muito na disposição dos poemas, pois muitos versos ficaram cortados e tendo de ter continuidade na linha abaixo - então há uma quebra de continuidade na leitura que me irritou muito). Desde a primeira vez em que vi a capa da antologia me apaixonei, mas com ela impressa nas mãos percebi muitas falhas, pois dá para ver que o photoshop que o capista fez ficou bem ruim - tipo: dá para ver os pixels da ilustração, o que ficou muito feio). 

Enfim, eu diria que é uma leitura muito morna e bem atrapalhada. 

Mas deixo aqui três poemas/versos que me chamaram atenção pra vocês não acharem que eu desgostei de tudo hehe. 




Love, Nina :)

You May Also Like

7 comentários

  1. Linda, sei que muitos iram amar, mas confesso que poemas nao me chamam atenção, e por isso provavelmente não o lerei

    ResponderExcluir
  2. Amo poesias!!! Gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante essa posição sincera a respeito da obra, creio q tbm não iria gostar muito linguajar dentre outras como os versos brancos... nada contra, mas uma coisa é fazer bem feito, outra coisa é fazer. Ser poeta é um trabalho realmente q admiro, pois não tenho capacidade nenhuma para tal...
    Adorei a resenha, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?

    Eu não gosto muito de poemas e poesias, mas este livro me pareceu bastante interessante, gostei muito do seu post!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Bem, eu não sou uma adepta de leitura poética, é realmente um estilo que não me atrai.

    É uma pena quando vamos ler com bastante espectativas e o livro nos decepciona, faço votos que tenhas leiyurss melhores daqui pra frente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Nina, mas que pena! Um livro que promete tanto, com uma capa tão linda, mas que acaba não envolvendo... :\
    Bem, não pretendo lê-lo. Espero que suas próximas leituras sejam mais proveitosas! :)
    Beijo grande,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Que graça de capa mas não sei se leria o livro por agora por não ler muitos poemas e poesias, porém, esses citados estão muito lindos, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM