Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

Primeiras impressões: As GRANDES Aventuras de Daniella

by - abril 24, 2016

Já fiz a resenha de Mudanças e, hoje, trago as primeiras impressões do novo romance (chick-lit) da autora L. L. Alves. Alguns blogs foram selecionados (ou se ofereceram como tributos, rs) para lerem o prólogo e os três primeiros capítulos da obra. As GRANDES Aventuras de Daniella será lançado pela Editora Arwen e está em período de pré-venda neste link. A loja oferece o livro em brochura e capa-dura e os preços são bastaaante acessíveis! 


Sou relativamente familiarizada com o chick-lit e posso dizer que a maioria que li me deixou bastante feliz, pois é aquela literatura bem animada e relaxante. As GRANDES Aventuras de Daniella não passa longe desse tipo de storyline. Dani acabou de se mudar de cidade para trabalhar na empresa do namorado, o Thiago, mas ela não sabe muito bem que tipo de trabalho fará. É claro que as más-línguas já acham que ela conseguiu o cargo por estar dormindo com o chefe (o que, ok, é verdade, mas não desse jeito), sem contar que ela tem que controlar o ciúme que sente das outras mulheres que rodeiam Thiago. 

Dani não é uma mulher que está dentro dos padrões: ela sofre para encontrar roupa, está sempre sendo olhada "torto" pela maioria e, com certeza, sofre por não se encaixar dentro desse padrão feminino social. Desde o começo, ela é uma personagem auto-depreciativa. Ela tenta, com algum humor, se manter "superior" às auto-críticas, mas pouquíssimas vezes sai desse ciclo de auto-comiseração/baixa auto-estima/insatisfação. Durante toda a leitura, isso me incomodou bastante, entretanto, depois de alguns minutos de reflexão, entendi o quanto essa imagem que a Dani passa de si mesma ao leitor é importante. Como acompanho a autora no Facebook, tenho ciência de que esta obra é justamente para conhecermos e entendermos alguém que não é aquela representação fajuta que a publicidade, a moda e afins tentam vender de uma mulher bonita. 

Há partes mais engraçadas, que se contrapõem um pouco ao modo que a personagem se vê/se trata. A linguagem é mais madura (com alguns palavrões), despudorada e dinâmica. A leitura, por causa disso, não cansa em hora alguma e flui bastante. Os capítulos são medianos e gostei disso. A única ressalva que tenho é que a personagem fala demais com o leitor e isso acaba estendendo demais partes que, a meu ver, são irrelevantes. Mas não é nada que atrapalhe, claro, até porque a Dani faz isso de forma divertida e é até uma forma de a conhecermos. 

Comprei meu exemplar recentemente e, com certeza, quero dar andamento a essa história, pois acredito que ela guarda e oferece uma GRANDE (opa, haha) lição. Falar de padrões sociais é sempre bastante difícil, pois a maioria das personagens que tenta fazer isso ou é adolescente rebelde/autêntica ou de orientação sexual não-heteronormativa. A pergunta que faço é: você se lembra de alguma personagem principal que seja gorda/o? Que não seja o/a amigo/a engraçado/a do protagonista, ou o/a amigo/a apaixonado/a que não tem uma real chance com a/o mocinha/o? Gente gorda existe e elas não são gordinhas, fofinhas, engraçadinhas - são pessoas como qualquer outra, que têm vida como qualquer outra. Então, se pessoas gordas existem, por que não estão na literatura como protagonistas de suas histórias? As GRANDES Aventuras de Daniella não é sobre dar lição de moral, mas sobre representatividade e empoderamento


Love, Nina :)

You May Also Like

8 comentários

  1. Oiii Nina, tudo bem?
    Menina estou completamente louca para ler esse livro já diante das suas primeiras impressões, conheço a autora e acho ela uma fofura e tanto <3 Espero ler sua resenha completa em breve.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina,
    não conhecia esse livro. Romance leve e divertido? Com certeza vai pra listinha haha
    Bjoo

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou vendo muita divulgação sobre esse livro e cada resenha que leio ou primeiras impressões, eu me apaixono mais pela historia da DAni e por amar chick lit, estou mais ansiosa para ler. Vou aguardar a resenha completa para conhecer melhor a obra.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Nina, não sou muito chegada nos chick lits, abro poucas exceções. Mas sei lá, seu texto me deixou com vontade de conhecer esse mais de perto. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nina.

    Adoro uma leitura leve e descontraída de vez em quando. E os chick lits são uma ótima pedida. Além de alguns serem divertidos, passam sempre uma bela lição. Adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Caramba, Nina, adorei seu post! Percebi que você sentiu bem o estilo da história, mesmo que com apenas os primeiros capítulos. Isso me deixa muito feliz!! *-* Mega ansiosa para saber a sua opinião sobre o livro todo! Espero que goste e que todos nós aprendamos muito com a Dani <3

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu havia lido uma resenha desse livro, fiquei com o pé atrás, mas a sua me deu total confiança para querer ler, ficou perfeita. Sei bem com é "ela sofre para encontrar roupa"...

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM