Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Essential Book: Julho

by - julho 16, 2016

No mês passado, eu falei sobre a Luna Lovegood a partir da essência do personagem secundário preferido. Confesso que escolher personagens é sempre bastante difícil para mim, pois tenho que fazer constantes digressões e enfileirar todos aqueles que já amei e continuo amando para sortear um. Felizmente, a escolha que tive que fazer para este mês não foi tão difícil, pois fiquei entre dois garotos, uma vez que o tema de julho é a essência do personagem masculino preferido


O personagem que escolhi é o Theodore Finch, de Por Lugares Incríveis. Estava dividida entre o Theodore e o Holden, de O Apanhador no Campo de Centeio. Eu não quero casar, mas, se fosse escolher alguém, escolheria o Holden. Desde 2014, seguia firme nessa convicção, até que conheci o Theodore, no começo desse ano. Ambos os personagens têm essências melancólicas e são psicologicamente muito parecidos comigo. Resolvi fotografar sobre o Theodore, porque, desde que li o livro, penso no personagem o tempo inteiro. 

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

I. Dentro da literatura existem dois tipos básicos de personagens: 1) o plano (que tem suas características imutáveis quase que a trama inteira) e 2) o redondo (melhor explorado pelo autor, é capaz de surpreender o leitor por não ser imutável). O Theodore pode parecer, à princípio, um personagem plano, mas que tem, em diversos momentos, características de revés, portanto, redondas.

A mais visível é que ele é capaz de oscilar entre momentos muito vívidos e momentos muito desesperançados. Por causa de muitos gatilhos do personagem, a trama dá um diagnóstico para seu comportamento: além de depressão e tendências suicidas, Theodore é bipolar

(A bipolaridade, de acordo com a psicologia, é um transtorno, o que significa que não tem cura. Os transtornos, no entanto, podem ser controlados. Isso depende do grau do transtorno e de qual tratamento é viável à pessoa).

 II. A oscilação de humor e mesmo de personalidade dele é bastante visível em muitos momentos. O livro, em linhas explícitas, dá ao leitor uma dica literária: o romance experimental de Virginia Woolf, As Ondas. Em muitas passagens de Por Lugares Incríveis há trechos de As Ondas. Um dos trechos que mais me marcaram de Woolf, e que pode completamente fazer uma alusão ao próprio Theodore, é sobre um barquinho que oscila.

(APRENDI A FAZER ORIGAMIS e a primeira coisa que fiz foram alguns barquinhos de diversos tamanhos e cores).

III. Esse quote é continuação do quote anterior, de As Ondas. Os dois barquinhos da fotografia representam Theodore e Violet, a personagem feminina da história; o tal choque do encontro

IV. No livro, Theodore e Violet precisam conhecem pontos turísticos do estado da Indiana. As viagens felizes são essências de Theodore, porque ele também é feito de momentos felizes.

V. Os momentos felizes existem aos montes, sim. Mas o sentimento de melancolia e desespero existe em igual proporção. Theodore se recolhe diversas vezes em crises de pânico e depressão e temos a sensação de que seus pedidos de socorro nunca são suficientes. 

I was disappearing in plain sight é um verso da canção No light, no light, da Florence and The Machine.(Tradução: Eu estava desaparecendo em plena vista).

Tenho ouvido muito essa música e é exatamente essa a sensação que, provavelmente, Theodore tem enquanto está recolhido em seus sofrimentos. 

VI. A torre do sino é emblemática no livro (a narrativa não deixa claro se é uma igreja, ou não, mas encontrei essa fotografia que tirei de um ponto da minha cidade e achei que se encaixava na proposta). É lá que Theodore e Violet se conhecem e é lá que a morte e a vida se encontram, dualidades que são a maior essência de Theodore. 

VII. Como eu disse acima, As Ondas, da Virginia Woolf, está constantemente presente na narrativa de Por Lugares Incríveis e pode exprimir muito bem todo o psicológico do personagem. Além do mais, ele é um pouco obcecado pela água (mais uma referência à obra de Woolf).
“Meu barquinho oscila inseguro sobre as ondas encapeladas e agitadas. Não há remédio (deixe-me anotar isso) contra o choque do encontro”.
As Ondas, Virginia Woolf, p. 156

/// 

 I. O tema do mês passado foi sobre 
a essência do personagem secundário preferido 
e você pode conferir as fotografias AQUI.

II. Não deixe de conferir as fotografias das outras blogueiras do projeto :)

You May Also Like

13 comentários

  1. Incrível este Essencial Book.Não tive oportunidade de ler nem Por lugares incríveis nem O Apanhador no Campo de Centeio :(.Muito boa resenha,a maneira como ambos se conhecem....o Theodore é o que mais fiquei curiosa por ele sofrer bipolaridade,como o comportamento do seu pai dele também .A capa é impressionante

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não li este livro e, portanto, não conheço este rapazinho, mas adorei o seu post. Gostei das fotos que você fez e, também, da forma como você o descreveu. Adoro este projeto.

    Beijão, querida.
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quase fiz sobre o Theodore o/ ele é um personagem maravilhoso e sua foto dos barcos e da torre do sino representaram muito os dois <3 deu uma nostalgia desse livro que até pensei em ler novamente.
    Muitos beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, tudo bem? Eu ainda não pude ler esse livro, mas pretendo fazer isso em breve :3
    Eu já tinha visto algumas fotos no face e adorei. Essas fotos com os barquinhos ficaram divas *-*
    E mulher, como assim você não sabia fazer barquinhos? Isso eu ainda sei, mas quando mais nova, até apo que pulava eu fazia. Mas esqueci, pois parei de treinar :( Que tristeza :P
    Pela postagem, acho que também vou gostar desse personagem :)
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não li o livro, mas tenho muita vontade! Amei suas fotos e seus origamis, combinaram super bem com o contexto, parabéns pela criatividade !

    ResponderExcluir
  6. Oii Nina, como vai?
    Eu amei a sua postagem, mas eu ainda não tive oportunidade de realizar a leitura dessa obra, eu achei um amorzinho estes barquinhos que tu fizestes <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que texto divino!!! Menins achei muito bacana você escolher um determinado personagem e falar dele e sua história.
    Por Lugares Incríveis é um livro lindo!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito dessa sua série Essential Book!
    Não fazia ideia da existência desse livro, mas já vou acrescentá-lo à lista de leituras porque quero muito ter contato direto com essa personagem tão cativante e perturbadora!

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nina, amei o post.
    Tanto como você falou do personagem como o uso dos origamis para representar ele e a personagem feminina.
    O uso de quotes de As ondas foi incrível também.
    Fiquei curiosa para ler o livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Ooi

    Não conhecia o projeto, ameei! Já vou ver os das outras blogueiros participantes. Não li esse livro ainda, mas mesmo assim ameeei o post.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que post lindo, delicado, eu fiquei muito tocada... parabéns, miga! <3

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei o post e amei o projeto. Pena que os dois livros indicados ainda nao li. Belas palavras <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já me indicaram algumas vezes esse livro, e com sua percepção sobre o personagem, ´só me fez acreditar que realmente preciso conhecer esse livro!! <3

    Caça-lo o mais rápido possível!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM