Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Essential Book: agosto

by - agosto 31, 2016

Atrasadona, sim, porque esse mês minhas aulas recomeçaram e eu não tive estrutura para pensar nas fotografias que faria. O tema de agosto do #EssentialBook é a essência do(a) autor(a) preferido(a).

Não tive muitas dúvidas quanto à escolha, porque fui mais lógica ao pensar em alguém que poderia ser facilmente fotografa a partir de informações que já sei da biografia. Surpresos por saber que foi a J. K. Rowling? Acho que não, né? Hahahaha. Pensei em escolher a Virginia Woolf, mas, na minha mente, o ensaio seria meio repetitivo e melancólico (e eu não queria nada melancólico).

No filme biográfico Magic Beyond the Words (Magia além das palavras), é mostrado que, desde muito criança, a autora já brincava com a imaginação ao se fantasiar de bruxa e inventar histórias de fantasia com seus amigos nas brincadeiras. 

Depois de momentos conturbados na vida pessoal, J. K. Rowling deu início a sua maior criação: um garoto bruxo, que vive embaixo de uma escada, em 1990. Foram sete anos entre o início da escrita e a publicação. 
Após vários não's, uma editora que não apostava em "livros infantis" e um editor que tentou convencê-la a publicar com um pseudônimo masculino, Harry Potter e a Pedra Filosofal estava em livrarias inglesas e, no ano seguinte, em livrarias americanas. 
Entre 1997 e 2008, já foram vendidos mais de quatrocentos milhões de exemplares e traduzidos para mais de sessenta e cinco idiomas. 

J. K. Rowling tem forte influência desses quatro autores acima e Harry Potter existe graças a muitos elementos que eles trouxeram em suas literatura e que foram admirados por ela.

 C. S. Lewis, autor de literatura infantil e medieval. Obra famosa: As Crônicas de Nárnia. 
 Elizabeth Goudge, autora de romances e livros infantis. Obra famosa: O cavalinho branco.
 Louise May Alcott, autora de livros juvenis. Obra famosa: As mulherzinhas.
 J. R. R. Tolkien, autor de literatura fantástica. Obra famosa: O senhor dos anéis. 


Já falei AQUI sobre a experiência da autora com a depressão e, justamente por ela, alguns elementos de Harry Potter foram criados. Conviver com a depressão não é igual para todo mundo. Diferentes pessoas lidam e controlam a depressão de diferentes maneiras. E é bom ressaltar que a depressão não é a essência da J. K. Rowling (porque somos muito mais do que uma doença mental); o meu intuito em ressurgir com o expecto patronum é o efeito dele: a felicidade. Aquela única lembrança muito feliz. Acho que o que Harry Potter mais me ensinou e que continua me recordando é que sempre existe uma saída, uma luz e uma lembrança feliz :)



///

I. O tema do mês passado foi sobre 

II. Não deixe de conferir as fotografias das outras blogueiras do projeto :)


Love, Nina :)

You May Also Like

15 comentários

  1. Sou uma das únicas pessoas que mal curte Harry Potter...Na vida de não costumo ler fantasia no geral, mas essa idéia das fotos ou do projeto é muito legal, vou ver os posts anteriores. Gosto muito disso de mostrar a essência de algo e amo ver as fotos das pessoas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que projeto mais legal!! Adorei suas fotos <3 Cê vai me bater se eu disser que nunca li HP? Eu era novinha na época que lançou e depois de grande fiquei meio atrasada pra acompanhar, aí vi só os filmes mesmo.
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram ótimas e o post também, adorei tudo!

    Um beijo,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que fotos maravilhosas <3 Adorei essa do expecto patronum, muito maravilhosa, Amo a J.K e ela é maravilhosa. Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina! Tudo bem?
    Amei seu post, além de belíssimo, muito criativo! Parabéns!
    E não tem o que falar de J.K, exceto que ela é maravilhosa!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, tudo bem?
    Eu ando tão chata e cricri nos últimos tempos que até JK ou melhor HP tem me incomodado hahahah. Ainda assim, amei sua postagem e as fotos <3
    Esse filme, contando a história da JK é bem bacana. Posso até estar meio chata, mas nem eu posso negar que ela tem uma grande história de superação e é um ótimo exemplo de que vale a pena correr atrás dos nossos sonhos.
    Eu estou super ansiosa esperando meu livro, mas a pré venda só encerra em outubro, acho :P E a pessoa aqui não tá podendo ler tanto assim em inglês ahhahah
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro a J.K. também, estou no caminho para ler todas suas obras e todas que eu li até o momento são muito boas. Achei suas fotos maravilhosas menina, você tem muito talento!
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nina, como vai?
    Que tema maaravilhoso desse mês, confesso que cada postagem sua nesse blog meu coração dispara e quer saber sempre mais, amei as fotos que tu faz e as escolhas <3 não conhecia o filme e super anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que projeto criativo e diferente! Gostei muito! As fotos estão lindas e eu adorei a sua escrita!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Estou encantada com a delicadeza e originalidade do projeto. Gostei das fotos e do post, mas posso confessar pra você que na verdade eu nunca li nada desses autores citados? principalmente HP que nem o filme eu vi.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Amei TUDO nesse post, especialmente a escolha da escritora, porque né, Potterhead ama qualquer coisa com JK e HP envolvidos hahaha. Fotos maravilhosas, viu. Vou acompanhar essa coluna!

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Amei as suas escolhas e as fotos!!
    Eu aprendi que quem não gosta de HP não é confiável hahahaha
    Já vi que você é! :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Que show esse projeto, a tua escolha foi perfeita, eu amo HP e já assisti o filme sobre como tudo começou.
    Amei as fotos, muito criativas.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  14. Tô tendo várias dificuldades pra lidar com essa postagem por motivos de: JÁ FAZEM 84 ANOS E ATÉ HOJE EU NÃO DECIDI SE A MINHA POSTAGEM SERIA SOBRE A MEG OU O NEIL, OU O LEWIS, OU A JO!!!!!!!!
    Acho que eventualmente vou fazer sobre a Meg porque ela combina mais com meu estado de espírito atual, mas assim, SUAS FOTOS TÃO LINDAS DEMAIS! A cada mês ficam melhores. E o tanto que eu amo esses quadrinhos de tinta que tu faz? Me manda pra eu enquadrar, pfvr, nunca te pedi nada
    PS: AMO LOUISA MAY ALCOTT

    PPS: AMO MUITÃO MESMO!

    ResponderExcluir
  15. PPS2: é simplesmente INACEITÁVEL que eu tenha esquecido de mencionar Lewis nesse comentário

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM