Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#NaNoWriMo2016: o primeiro passo

by - novembro 01, 2016


Quem é escritor, talvez, já tenha ouvido falar no NaNoWriMo. É um desafio anual, sempre em novembro, que convida escritores profissionais e amadores a escreverem um romance em um mês. Parece louco? Quando soube dele, há três anos, por causa de uma aula de escrita criativa que fazia, eu também achei bastante fora do comum e até mesmo impossível. Afinal, escrever 50 mil palavras não é algo tão fácil assim, ainda mais em 30 dias.

NaNoWriMo apresentado, falarei do porquê estou me juntando a essa loucura literária. 

I. Disciplina
Eu acredito que todo escritor precisa de certa disciplina. E, apesar de eu tentar disciplinar minha escrita, tenho fracassado um pouco. Assim que saí da depressão, há quatro meses, tive um mês ótimo, no qual produzi muito acima da (minha) média. Passei por essa fase de êxtase e, então, tudo voltou a desandar. Não exatamente por causa da saúde mental, mas pelo cansaço da rotina de estudante-estagiária. 

A Marcia Dantas, no semestre passado, me incentivou demais a escrever com sessões de escrita: meia hora bastava. Fiquei viciada nisso por algum tempo, mas muita coisa aconteceu depois para que eu não conseguisse manter o ritmo. Ainda que, em muitas noites, eu ainda me force a escrever por meia hora (porque sei que escrever é, também, fazê-lo quando não se está a fim e quando as ideias parecem horríveis), sinto a falta dessa rotina, dessa disciplina.  

II. Organizar as ideias
Estou escrevendo um romance que, na minha cabeça, está na metade. Já escrevi quase 45 mil palavras desde o final do semestre passado. Mas sinto que tenho deixado pontas soltas para trás e, portanto, planejá-lo melhor é o que precisa ser feito. 

O planejamento de um livro varia de pessoa para pessoa. Já fui o tipo de escritora de nunca escrever um capítulo sem mapear seus principais pontos no papel. Com o tempo, percebi que estar presa num roteiro o tempo todo me cansava e exauria a minha criatividade. Com esse tipo de planejamento, falta muito espaço para eu escrever o que sinto no momento em que estou escrevendo. Então, o meu processo criativo para este novo romance é o avesso do que fiz até então: não tenho planejado muita coisa, além daquilo que sei que é a "espinha dorsal" da história. Não tento prever o que pode estar na narrativa, antes de entender se é mesmo necessário no momento em que estou escrevendo. É claro que, com esse tipo de planejamento (ou seja, um planejamento sem regras fixas), eu produza menos, já que nem sempre eu estou sentindo algo para escrever ou saiba, exatamente, o que vai acontecer no próximo capítulo, portanto, preciso de alguns dias para elaborá-lo. 

Você deve estar se perguntando: está dando certo? 

Honestamente, está dando muito mais do que certo. Sinto que essa história está ficando melhor do que qualquer coisa que já escrevi na vida a longo-prazo. Sinto que ela está mais verdadeira e mais humana. 

III. Coragem
Coragem é algo diferente para cada um de nós. Não é a ausência do medo, mas ela se manifesta em conjunto com este sentimento. Estou com bastante medo de entrar no NaNo e fracassar. Novembro não é um mês tranquilo e trabalhar sob pressão não é muito bom para mim, mas eu sei que não há necessidade de atingir a meta das 50 mil palavras. Porque, na verdade, esse desafio é muito mais comigo mesma do que com o resto do mundo. Não é minha pretensão finalizar o rascunho deste livro em novembro, tampouco me desgastar para impressionar quem for. Tudo isso tem a ver com a minha coragem e o que quero dela. 

Então, não se obrigue a atingir a meta se for para destruir a sua sanidade mental. O NaNo é algo sério, sim, mas também tem que se divertido para quem participa dele. Nunca exija algo de si mesmo além daquilo que sabe que pode oferecer, certo? 

. . .

Links recomendados
>
Experiência NaNoWriMo: junte-se aos bons! (Bookworm Scientist)
> NaNoWriMo2016: Preparação I (Escritora Marcia Dantas)
> NaNoWriMo2016: Preparação II (Escritora Marcia Dantas)

///

Não sei quantos posts sobre o NaNoWriMo farei neste mês, porque não quero prometer algo, mas espero produzir respeitando o meu tempo e as minhas limitações para incentivar vocês :)

Escrevam bastante e se divirtam! 

Love, Nina :)

You May Also Like

6 comentários

  1. Niiinaaa, que saudade <3
    Tava meio sumida da blogosfera, mas já voltei.
    Gostei muito da ideia, tô pensando em aderir no ano que vem, já que este ano está muito ocupado para mim.
    Beijinhos com chá
    www.chadeloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina <3

    Eu tambem estou tentando me disciplinar com a escrita e espero que novembro seja a melhor oportunidade pra isso.

    Boa sorte e boa escrita pra nós <3

    Ah! Me passa o teu nominho no NaNo de novo! Tu sumiu dos meus buddies </3

    ResponderExcluir
  3. Eu estou planejando participar, mas nem sei se vou conseguir completar a minha meta ou algo assim... Ainda nem sei o que vou escrever, hahha :D
    Beijos, Ju!

    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aaah, que lindo, amei as coisas que vc contou aqui e acho que, mesmo que não atinja as 50mil, vc vai longe <3

    Obrigada pela indicação e estou torcendo demais por você <3

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo! Adorei, superanimador! Coragem!

    Fiz com um amigo um post sobre começar um texto http://wordpress.anarusche.com/7-conselhos-para-comecar-um-texto - acho que tem a ver com o q vc escreveu.

    Vou visitar os links!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM