Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

Essential book: julho

by - julho 30, 2017

Preciso dizer que meu ano continua ruim, porque eu tenho me sentido bem mal quase que o tempo inteiro. Quando sugeri o tema de julho no mês passado, achei que esse segundo semestre seria mais leve, mas eu continuo em uma montanha-russa não muito boa. 

Com a essência da saudade, queria que o post fosse algo bem esperançoso, mas eu tô bem triste, o que me fez escolher um livro que li apenas uma vez, há dois anos, no pior momento da minha vida. Uma vida para sempre, da Simone Taietti, fala muito sobre morte e sobre vida e, por isso, me foi extremamente importante em 2015. Escolhi este, porque tenho muita saudade de amar a vida. Apesar de amar momentos bem específicos, viver tem sido muito difícil pra mim.

Uma vida para sempre me reconstruiu diversas vezes ao longo da leitura, em 2015. Esse é um dos meus quotes preferidos, que bateu em mim como um tsunami. Aqui, a protagonista pensa muito sobre a morte, por causa de sua doença. Ainda assim, ela quer muito viver, mesmo que não pareça. Muitas vezes, parece que ela está no silêncio de uma vida fadada à morte iminente.

Eu amo fotografias assim, nas quais há espaços "estourados", mas que não configuram num erro técnico. O jogo de luz e sombras nessa imagem me lembra a constante dualidade trazida no livro: a vida versus a morte. Mesmo que haja muita sombra, a luz existe em menor quantidade pra lembrar que está tudo bem. 

Em Uma vida para sempre, além de Ethel, temos Vitor, uma personagem mais positiva. Ainda que esteja debilitado pelo câncer, ele não deixa de gostar da vida, de enxergar a luz e a alegria contrastando com a sombra da morte. 

As jornadas de Ethel e Vitor têm momentos positivos e negativos, mas, juntos, entendem que bons momentos são coloridos e bonitos e podem ser compartilhados. Ainda que a saúde de ambos não seja ideal, entendem que suas vidas são muito mais do que suas doenças. 

Roots before branches é uma das músicas que descobri por causa de Glee que, até hoje, ainda me tocam. O significado dela é carregado de essência humana. Se precisamos de raízes antes de ramos, a história de Uma vida para sempre comprova isso: precisamos de muita sombra para que a luz entre para nossa vida, precisamos de muita certeza para conseguir abrir mão do que conhecemos e abraçar o desconhecido. 

Esse quote é de Eu te darei o sol (resenha em breve), e é um dos mais marcantes e significativos. A vida vai partir a gente em inúmeros pedaços para que entendamos que está tudo bem. A vida muda a gente toda hora e, talvez, esse seja um bom modo para aprendermos a aceitá-la, com todas as coisas ruins e todas as coisas boas. Uma vida para sempre traz, com certeza, esse ensinamento com muita emoção.

///

I. O tema de maio foi
a essência da inocência
e você pode conferir AQUI.

II. Não deixe de conferir as fotografias das outras participantes: 

Love, Nina :)

You May Also Like

15 comentários

  1. Olá, tudo bem? Esses projetos de fotografia são demais, sempre quis participar de um, porém não sou boa com essas coisas, hehe. Adorei suas fotos, ficaram 10!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das fotos! E que pena que seu ano não está sendo muito bom, espero que comece a melhorar logo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar do livro! Gostei de ler o teu post, e percebi na perfeição a tua escolha!

    Gostei muito das fotos também! E do facto de estar relacionado com o momento de leitura!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina,
    Adorei o post.
    As fotos ficaram linda, dá até vontade de copiar e usar de papel de parede, principalmente a das flores rosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, uma pena saber que você não está bem, e fiquei mais triste ainda em saber da sua saudade de amar a vida. Espero que supere logo esta sua fase ruim. Em relação as fotos, ficaram muito bonitas, em especial a da árvore com as flores rosas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, espero que você supere essa fase ruim que está passando. Quando estou passando por maus momentos gosto de pensar que até os piores dias não duram mais que 24 horas. Uma hora vai passar <3
    Não conhecia o livro mas parece ser muito bom, me interessei bastante. O post ficou lindo, eu amei as fotos.
    Beijos <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  7. Uma Vida Para Sempre é mesmo um livro marcante, eu o li há uns dois anos também e até hoje eu me lembro claramente a história. Gostei bastante da sua postagem, dos seus comentários e das fotos usadas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Nina!
    Não conhecia essa obra, mas adorei as fotos desse projeto.
    Espero que seu ano melhore e que você consiga driblar a tristeza e ficar bem!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nina. Espero que as coisas melhorem para você. E que fiquem tudo mais claro e lindo como estas fotos maravilhosas, que dão a sensação de calma. Anotei a dica dos livros.o/

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Adorei esse seu projeto fotográfico. Amei as fotos, elas ficaram lindas. Adoro participar desses projetos também, mas faz tempo que não participo de nenhum. Assim que tiver um tempinho, vou conferir as fotos dos outros blogs.

    ResponderExcluir
  11. Ooi Nina!
    Amei não só as fotos mas todo o post. Não conhecia o livro, ainda assim, adorei as assimilação das fotos com a histórias.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não sei o que está acontecendo na sua vida e me entristece saber que as coisas não estão indo bem, por isso antes de comentar qualquer coisa quero dizer que estarei torcendo para que as coisas se ajeitem e você comece a amar a vida novamente. Sobre o livro citado, eu simplesmente amo esse livro, pois além dele ser maravilhoso, ele foi muito importante para mim em um determinado (e difícil) momento da minha vida, por essa razão fiquei muito feliz em ver que ele também teve sua importância para você. Bom, as fotos ficaram lindas e gostei bastante dos comentários feitos. Enfim, desejo muita luz para sua vida.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Poxa, que pena que você está passando por um mau momento, desejo que tudo dê certo para você, suas fotos ficaram lindas!!!

    ResponderExcluir
  14. Oie, espero que você se recupere desse mau momento, que é passageiro. Amei as fotos
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oii Nina.
    Eu amo esses projetos de fotografia, com certeza vou acompanhar o trabalho de vocês.
    Amei <3

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM