Top 5: livros LGBT que quero ler

junho 09, 2018
Ao invés de indicar livros LGBT que já li, esse TOP 5 vai ser sobre livros que ainda quero ler.


Infelizmente, eu não posso comprar todos os livros que quero, então, deixo muitos na minha wishlist. Estou bem feliz por, hoje, ser mais seletiva quanto ao que quero ler e mais aberta, também. Tenho tentado sair do lugar-comum e da literatura massificada e, com certeza, o nicho LGBT faz parte desse processo (apesar de eu ler livros do nicho regularmente). 

Terra molhada, Thalita Coelho
Saiba mais aqui

Conheci a Thalita Coelho por causa da Luie Ponto, no Instagram. Terra molhada é uma coletânea de poemas lésbicos. Apesar de não me identificar como lésbica, fico com muita vontade de conhecer o trabalho completo da Thalita, porque ela posta muitos poemas do livro em seu perfil. Leio muito pouco sobre essa temática e quero começar a mudar isso.


O homem de lata, Sarah Winman
Saiba mais aqui.

Encontrei O homem de lata totalmente por acaso, recentemente, em um blog. Nunca tinha ouvido falar dele e a resenha que li me animou demais. Leio muitas histórias gays, mas a maioria é sobre a descoberta da sexualidade, e O homem de lata não para nessa fase. Os personagens da narrativa são acompanhados até quando adultos e são obrigados a lidar com esse presente, sabendo que houve um passado que precisam superar. Eu acredito que seja um livro meio triste e fiquei muito interessada em saber o que aconteceu para que os destinos deles não estivessem juntos.


Carol, Fernando Tanus
Saiba mais aqui.

Comprei Carol, do Fernando Tanus, em fevereiro de 2016 (!), mas nunca cheguei a ler. Não sei dizer exatamente o porque isso aconteceu, mas estou bem animada para lê-lo agora. É bem difícil encontrar livros que tratem especificamente da temática bissexual e Carol faz questão, inclusive, de usar a palavra bissexual na sinopse, o que é muito representativo. 


Justin, Gauthier
Saiba mais aqui

Eu adoro demais graphic novels e quando descobri Justin, fiquei muito feliz. Primeiro, porque ainda acho que existe uma carência literária sobre a comunidade T, e segundo, porque é ainda mais raro encontrar uma graphic novel sobre a temática. Acho que é uma história muito sensível e que vale a pena. 


LGBT como pauta no jornalismo, Eder Luis Santana
Saiba mais aqui.

Eu sou formada em jornalismo e a pauta LGBT foi muito pouco trabalhada no currículo durante a graduação. Só fui entender melhor como tratar o assunto e as fontes com sensibilidade quando fiz um curso de jornalismo alternativo e isso me fez perceber o quanto o social e a humanidade ainda não são desenvolvidas de um modo legal dentro da profissão. O livro me interessou, porque adoro análise de conteúdo e gostei do modo como os capítulos foram divididos.

~

E aí, quais livros LGBT estão na whishlist de vocês? 


Love, Nina :)

7 comentários:

  1. Oi Nina.
    Livros LGBT está ganhando cada vez mais leitores e fico contente. Leio os que encontro e a sinopse me agrada , desde romance até um suspense policial. Anotei suas dicas e espero ter a oportunidade de ler.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Conheço alguns dos que você citou mas confesso que apesar de já ter lido o gênero não é um que eu fique animada para ler sempre, mas espero que já que tem a lista separada dos que quer consiga ler logo e que aproveite muito a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nina

    Das dicas citadas só conhecia um, O Homem de Lata, os outros são todos novos pra mim. Legal ver mais um gênero de livros que vem crescendo bastante, é sempre ótimo conhecer mais e quem sabe sair um pouco dos mesmos livros de sempre que todo mundo quer ler...rsrs

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não costumo ler muitos livros de poemas ou jornalísticos, mas um dos livros da sua lista que também está na minha é "Homem de Lata", acho que é um livro bem emocionante mesmo. Espero que consiga ler em breve e compartilhar sua opinião com a gente aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adorei a ideia de uma tag de livros que deseja ler e não de lidos. Confesso que muito raramente leio algo do gênero, mas acho super bacana, espero poder ler algumas resenhas suas sobre essas obras.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu nunca linda nada nesse tema, mas já vi bons comentários sobre O homem de lata inclusive coloquei na minha meta de leitura desse ano. Espero conseguir comprar em breve e aproveitar a trama.
    Aguardo suas impressões sobre essas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nina! Gostei do seu top 5, dessa lista eu só conhecia o Graphic Novel Justin, Gauthier. Mas irei anotar as suas dicas <3. O seu post me fez lembrar de um livro que foi lançado tem pouco tempo sobre o tema LGBT, chama-se Rainhas Geek, da editora planeta. A história parece ser bem interessante também. Obrigada pelas dicas, bjss!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.